Os tratamentos dentários mais comuns incluem exames regulares e limpezas, restaurações, extrações e endodontias.
É recomendado marcar uma consulta dentária e limpeza a cada seis meses. No entanto, se você tiver um problema dentário específico, o seu dentista poderá recomendar visitas mais frequentes.
Uma restauração consiste na reparação de um dente que tenha sido danificado por cárie ou fratura. O dentista remove o tecido afetado cariado, limpa, desinfeta e preenche o espaço com um material como resina composta ou amálgama.
Uma endodontia é um tratamento para remover o tecido infectado ou inflamado do interior de um dente. O compartimento pulpar e os canais radiculares são limpos e selados para evitar infecções adicionais. Graças aos avanços científicos e tecnológicos estes tratamentos permitem salvar os dentes que antigamente eram extraídos, conseguindo manter a sua função mastigatória e estética.
A duração de um tratamento dentário varia dependendo do tipo de tratamento. Uma consulta regular e limpeza pode levar até uma hora, enquanto uma endodontia pode demorar mais do que uma hora.
Os tratamentos dentários não são dolorosos, mas alguns podem causar desconforto. O seu dentista irá administrar-lhe a anestesia local indicada para adormecer a área a tratar e minimizar qualquer dor ou desconforto.
Muitos tratamentos dentários são cobertos pelo seguro, mas a cobertura e a extensão da cobertura variam dependendo do plano de seguro. Será necessário contactar o seu mediador de seguros para se informar das condições.